Podem achar-me antiquada, pouco aberta às 'novas tecnologias', etc., mas no que diz respeito à limpeza, continuo a preferir os produtos de antigamente. Sem dúvida. Eu posso falar porque sei de tudo o que há para nódoas. E alguns funcionam, mas muitos não.
Inventam tudo para o 'aqui e agora' mas nada que dure e se mantenha, e isto tudo porque dantes (sim, eu sou desse tempo e embora tal como hoje, detestasse cozinhar, limpar e desinfectar, foi sempre um dos meus campos de intervenção) tudo era simples: cera para soalhos e tijoleiras de barro e outros igualmente simples para superfícies cerâmicas. Quando as ceras envelheciam ou se queriam mais frescas, 'retirava-se' com aguarrás (terebentina) a última camada, e aplicava-se uma vez mais cera nova. E cheirava a limpo e ficava lindo. Agora inventam-se produtos e mais produtos para 'substituir' os anteriores que precisavam de manutenção, (estes não precisam de manutenção, diz quem os concebe) mas que como é evidente, também se deterioram. E com agravantes: não há manutenção possível, só tirando tudo, e a cada produto corresponde um removedor específico que nem sempre funciona e que bem vistas as coisas estraga mais do que compõe. Este é o lado perverso da modernidade.
Se eu extrapolar isto para outros campos, concluo (por experiência própria) que o que é simples será sempre o mais eficaz. A vida também é assim: somos nós que a complicamos.
Ando há dois dias para retirar a cobertura do produto que a tijoleira tem, já gastei 50euros, já pus o furacão 'emily' a esfregar e parece-me que só arrancando a tijoleira e aplicando uma nova. Férias!


1 Comments:
Para a tijoleira o meu conselho é cera. Há uma cera instantânea, que depois de seca é óptima e se remove muito bem com decapante de ceras ou aguarrás. Está sempre bem e não desgraça a vida de ninguém como o produto(caro) que ando a tentar tirar porque nem sequer foi impermeabilizante como me foi dito.Aliás essa é a razão pela qual quero limpar a tijoleira. Acumulou humidades e está cheia de manchas esbranquiçadas.
Quanto às nódoas das toalhas de mesa, depois falamos porque para isso há solução e muito eficaz.
Enviar um comentário
<< Home